quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

República Oligárquica

- Oligarquia Café com Leite

  • Estado de São Paulo: café
  • Estado de Minas Gerais: leite

  • Conhecido como Oligarquia do Café com Leite;
  • Prudente de Morais, primeiro representante oligárquico;
  • Política que visava a predominância do poder nacional por parte dos oligárquicos paulista e mineiro;
  • Período oligárquico: (1894 – 1930);
  • São Paulo: Partido Republicano Paulista (PRP);
  • Minas Gerais: Partido Republicano Mineiro (PRM);
  • Teve início depois da República da Espada;
  • Presidente eleito tinha 4 anos de mandato e sem direito à reeleição;
  • Escolha do governo local (os governadores);
  • Poderes dos coronéis foram mantidos;
  • Troca de favores.




















DEODORO DA FONSECA:


  • Primeiro presidente do Brasil
  • Mandato: (15-nov-1889) a (23-nov-1891)
  • Nascimento: 5-ago-1827
  • Falecimento: 23-ago-1892
  • Era militar
  • Proclamou a república


FLORIANO PEIXOTO:


  • Segundo presidente do Brasil
  • Mandato: (23-nov-1891) a (15-nov-1894)
  • Nascimento: 30-abr-1839
  • Falecimento: 29-mai-1895
  • Era militar
  • Denominado de Marechal de Ferro
  • A aliança com os cafeicultores, trouxe o candidato Prudente de Morais à Presidência
  • O fim dele representou o fim da república da espada





















  • Os cangaceiros eram homens que andavam armados e em bandos pelo sertão.
  • O Virgulino Ferreira da Silva, (o Lampião), foi um grande cangaceiro do nordeste brasileiro.

Nascimento: (?) - Registro Civil: 7 de julho de 1897; Certidão de Batismo: 4 de junho de 1898; Informado por ele mesmo (em entrevista): 12 de fevereiro de 1900.
- muita controvérsia sobre esta data.


Morte: 27 de julho de 1938.









A Política dos Governadores:

Criado por Campos Sales, o presidente apoiava os governadores estaduais e seus aliados e, em troca, eles garantiam a eleição para o congresso dos candidatos oficiais.  Era uma troca de favores entre os Governos estaduais e o Governo Federal.

O governo de Campos Sales (1898 – 1902)

1- Lançou a teoria do “essencialmente agrícola”
2- Montou a política dos governadores
  • O coronelismo: com a montagem da política dos governadores, os coronéis, que já eram econômica e socialmente fortes, se tornam as principais figuras políticas do país.
  • A política dos governadores é uma espécie de escudo protetor da teoria econômica lançada por Campos Sales: é a garantia de que os industrialistas jamais voltariam ao governo.


O Brasil em transformação (páginas 23 a 25)

  • As causas e conseqüências da borracha na economia brasileira:
Causa: A borracha se tornou importante para os países industrializados a partir de 1890. Faziam os pneus para as bicicletas e depois para os automóveis. Estima-se que em 1900 mais de 60% da borracha utilizada no mundo era de origem brasileira.

Conseqüência: A riqueza proporcionada pela borracha durou pouca; porém, deu lugar a primeira expansão industrial no Brasil.
Essa expansão foi particularmente forte em São Paulo, a riquezas acumuladas com o café foram investidas em outras atividades.  As fábricas eram diversificadas: produziam tecidos, roupas, calçados, chapéus, alimentos, etc..  


  • Motivos que favoreceram o crescimento da indústria brasileira:
A borracha favoreceu a região norte do Brasil (Amazônia).
Os cafeicultores (São Paulo) começaram investir suas riquezas (que veio do café) nas indústrias.
Houve um grande crescimento populacional.


  • As mudanças sociais deste período:
Crescimento urbano e populacional.  Chegadas de milhares de imigrantes europeus a partir de 1870.  
  

  • 4 motivos que justifica “Os pobres pagam a conta”:
    1. O crescimento urbano provocou mudanças desordenadas;
    2. No Rio de Janeiro tinha freqüentes epidemias de febre amarela e varíola;
    3. A modernização levou o fim dos cortiços;
    4. Os pobres foram morar na favela.
  
  • 10 condições operárias (páginas 26 e 27)
    1. A maioria era imigrante;
    2. Não havia leis de proteção ao trabalhador;
    3. A mão de obra infantil altamente usada;
    4. Salários baixos;
    5. Apenas uma pessoa trabalhando não sustentava a família;
    6. Ensino público não era para todos;
    7. A exclusão do operariado no voto (=operário não tinha direito de votar);
    8. Organizações de tipo sindical;
    9. Realizações de greves;
    10. Tenentismo.
               Década de 1920, nos primeiros anos, os militares exigiram mudanças mais
               amplas.  Jovens oficiais, tenentes, defendiam reformas políticas como o voto
               secreto, o fim das fraudes nas eleições, fim do domínio pelas oligarquias e
               expansão do sistema de ensino.

Rio de Janeiro: 5 de julho de 1922 –  Os 18 do Forte;
São Paulo: 5 de julho de 1924 – Revoltados de São Paulo, junta-se no Paraná com Revoltados dos Rio Grande do Sul, comandados pelo Capitão Luís Carlos Prestes, surgindo assim A Coluna Prestes que se extinguiu em 1927, refugiando em Bolívia.



  • SEMANA DE ARTE MODERNA – 1922  (Pág. 29)
Os artistas plásticos, músicos, escritores, arquitetos e intelectuais reuniram-se no Teatro Municipal de São Paulo entre 13 a 17 de fevereiro de 1922.    Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual”  - Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.

A produção de uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem perder o caráter nacional.

Esse era o ano em que o país comemorava o primeiro centenário da Independência e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil, libertando-o das amarras que o prendiam aos padrões estrangeiros.

Seria, então, um movimento pela independência artística do Brasil.

Houve vaias e críticas, especialmente dos defensores do academicismo, mas o saldo foi a entrada do Brasil na modernidade.

Participantes:

Pinturas e Desenhos:  Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi.

Esculturas: Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg,

Projetos de arquitetura:  Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel

Literatura: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida.


Música: Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana.


Tarsila do Amaral – embora não tenha participado da Semana da Arte Moderna, sua obra expressa bem os ideais que animaram o movimento modernista.  A Tarsila soube como ninguém aliar a estética modernista a aspectos da cultura popular brasileira.





  • NASCIMENTO DO CINEMA (Pág. 32)
Quando o Brasil vivia seus primeiros anos de República, surgia na Europa, como grande novidade, o cinema; em 1895 com os irmãos Lumiere, em Paris , na França.

Um comentário:

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